Buscar
  • Escola Norio

Professores precisam de atualização constante

Escola Roberto Norio promove uma série de ações para incentivar a formação contínua dos docentes

Assim como os alunos, os professores também precisam estudar sempre, aprimorar-se e trazer coisas novas para a sala de aula, como forma de estimular os estudantes e despertar neles o interesse pelo conhecimento. “A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) visa essa formação contínua. Isso é muito importante, pois, hoje, o professor não passa apenas informações. Ele é um mediador, que vai ajudar o aluno a pensar e a construir o conhecimento”, diz Barbara Yuka, coordenadora do Ensino Fundamental da Escola Roberto Norio.

De acordo com ela, o professor deve estar atento, por exemplo, às novas metodologias de ensino, para saber que outros instrumentos e recursos ele pode usar na sala de aula, além da exposição tradicional, para atrair mais a atenção dos alunos. Yuka cita o STEAM (sigla que representa as iniciais, em inglês, de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que refere-se a uma abordagem pedagógica que propõe integrar essas disciplinas no ensino básico com um objetivo comum.

“No STEAM, a partir da apresentação de um problema, o aluno tem que trazer as soluções, e cada um vai pensar de um jeito diferente. Depois, reunimos as ideias e eles trabalham em grupo, desenvolvendo também habilidades socioemocionais”, explica.

Ela dá como exemplo um projeto que realizaram com os alunos, juntando ciência, tecnologia e artes. O desafio era como alimentar um animal selvagem, o dragão de komodo. “Eles pesquisaram onde ele vive, seu habitat e hábitos alimentares e criaram um mecanismo de alimentação usando sucata e peças de lego. A capacitação do professor é fundamental, pois ele vai orientar todo o processo e precisa planejar tudo corretamente”, conta a coordenadora.

Considerando a importância dessa formação contínua, a Escola Roberto Norio tem algumas ações voltadas para isso. Todo início de ano, a escola promove cursos de motivação e coaching para o corpo docente. Também divulga e incentiva a participação em cursos (presenciais e online), congressos e eventos. Neste ano, todos os professores visitaram a Bett Educar, no Transamérica Expo Center, maior feira de educação e tecnologia da América Latina. “Também sugerimos a leitura de artigos especializados para discutirmos em reuniões, e os professores podem contar com uma ajuda financeira para custear uma pós-graduação ou curso de extensão”, diz Yuka.

“É preciso mostrar para os professores o quanto eles são importantes e que queremos contribuir para que eles se aperfeiçoem continuamente. Um professor melhor vai resultar numa educação melhor também”, finaliza.

#atualizaçãoconstante #Educação #professores #EscolaRobertoNorio #BNCC

0 visualização0 comentário