Celebração do Dia das Meninas marca data importante da cultura japonesa

Evento, que acontece em 3 de março, é festejado na Escola Norio; alunos produzem painéis com trabalhos manuais, como origamis, e relembram o significado da comemoração

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em todo o mundo em 8 de março. Cinco dias antes, os japoneses comemoram uma outra data, o Dia das Meninas (Hinamatsuri). É um evento que ocorre no dia 3 de março e tem como objetivo desejar o crescimento feliz e saudável das meninas da família (na cultura japonesa também é celebrado o Dia dos Meninos no dia 5 de maio).

“A comemoração também marca o desabrochar das flores do pessegueiro, muito importantes na cultura japonesa e nas decorações do Hinamatsuri, por terem, segundo a tradição, o poder de purificar e proporcionar longa vida às pessoas”, conta Pamella Ikezili, professora de língua japonesa da Escola Roberto Norio.

De acordo com a educadora, muitas são as explicações sobre as origens do Hinamatsuri. Uma das mais conhecidas diz que a celebração teve origem na China e que, inicialmente, os chineses se preparavam para a mudança de estação purificando seus corpos nas águas de um rio. O costume teria sido adaptado pelos japoneses, que passaram a se purificar por meio de bonecas de papel (hinaningyō), que representariam seus corpos, passando a elas suas doenças e más energias e as jogando no rio. Como as bonecas são brinquedos comumente associados às meninas, a partir do Período Edo, o evento passou a ser focado na purificação das garotas da família. Por esse motivo, o Hinamatsuri é hoje conhecido como o “Dia das Meninas”.

Determinadas comidas e bebidas tradicionais integram a celebração do Hinamatsuri, como o hishimochi (mochi de três cores, que representa o desejo de uma vida saudável para as meninas), o hina arare (doce crocante e açucarado de três ou quatro cores, que simbolizam os votos de felicidade e força para as meninas), o chirashizushi (sushi servido sobre uma porção de arroz em uma tigela) e o amazake (sakê de baixo teor alcóolico).

Por se tratar de um evento importante para a cultura japonesa, o Hinamatsuri também é comemorado na Escola Roberto Norio. Os alunos do curso de língua japonesa produzem painéis com trabalhos manuais, como as bonecas hinaningyō em origami ou em outros materiais que também possibilitem a sua expressão artística.

“Durante o processo de produção dos painéis, explicamos e relembramos o Hinamatsuri, assim como os elementos que o compõe, atribuindo significado aos trabalhos manuais que as crianças fazem. Os painéis ficam expostos por cerca de duas semanas com os nomes dos alunos e explicações sobre o evento, para que os pais também tenham a oportunidade de compreender sua importância”, completa a professora Pamella.