Comemoração de Ação de Graças é oportunidade para conhecer melhor a cultura norte-americana

Escola Roberto Norio festeja a data anualmente; celebração também permite maior imersão no inglês, ampliação do vocabulário e reflexão sobre a gratidão

O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), comemorado na última quinta-feira do mês de novembro (28/11, em 2019), é um feriado celebrado sobretudo nos Estados Unidos, para agradecer as conquistas e os bons acontecimentos do ano. Nessa data, as famílias costumam se reunir para a realização de orações e festas, em que o prato principal é um peru assado — daí a comemoração ser conhecida também como Turkey Day (Dia do Peru).

A data, de grande importância na cultura norte-americana, também é festejada todos os anos na Escola Roberto Norio, para que os alunos conheçam melhor as manifestações culturais dos Estados Unidos e possam ficar mais imersos no idioma inglês.

“Reforçamos com os alunos o que é comemorado e de que maneira isso acontece. Focamos muito na questão da gratidão — a família, os amigos, a comida e o que mais eles consideram importante, que não sejam apenas bens materiais”, diz Gabriela Muniz Patrick, professora de inglês do Colégio Roberto Norio.

A comemoração com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental acontece nas aulas de inglês. As crianças realizam atividades em grupo, em que confeccionam pinturas, colagens e dobraduras sobre o tema e cartões para levarem para casa. O vocabulário também é trabalhado com os estudantes, desde termos mais básicos, relacionados aos alimentos típicos, até a compreensão de uma breve história sobre a origem do Thanksgiving americano.

No Dia de Ação de Graças, as crianças participam de um almoço típico, com peru, arroz, farofa e legumes. “Além do agradecimento que é feito diariamente antes das refeições, eu peço para que cada um fale brevemente, em inglês, de algo que são gratos. Em geral, eles respondem ‘I’m thankful for my family/food/home/friends” (sou agradecido pela minha família/comida/casa/amigos – em tradução) conta a professora.

Para ela, a comemoração é mais do que uma oportunidade para os alunos ampliarem os conhecimentos e vivenciarem uma experiência diferente. “Também é um momento de reflexão e de agradecimento”.