Como unir família mais escola e potencializar o aprendizado das crianças

O desenvolvimento dos pequenos acontece em várias esferas. Em casa, é importante que os pais acompanhem de perto as evoluções e dificuldades dos filhos na escola. Assim como o colégio deve proporcionar um ambiente saudável e um ensino de excelência. A instituição e a família devem formar uma equipe coesa a fim de que o aluno possa alcançar suas máximas potencialidades.

Para que isso ocorra, é imprescindível que as diretrizes do colégio estejam em consonância com os valores éticos da família. Nesse sentido, os pais são os responsáveis por buscar uma instituição de ensino idônea e comprometida com a educação cognitiva e emocional de seus estudantes.

Somente com a participação direta e ativa na vida escolar do filho é que a família pode ter a certeza de que seus valores estão alinhados com os da instituição e que aprovam as metas e os caminhos que conduzirão os pequenos.

Assim é essencial que os pais frequentem as reuniões propostas pela escola para conversar com docentes, coordenadores pedagógicos e até psicólogos. É por meio desse envolvimento, do contato contínuo com a instituição, que também serão desenvolvidas táticas para solucionar eventuais problemas de comportamento da criança ou simplesmente para acompanhar e potencializar o seu aprendizado.

Os pais devem reservar um tempo também para dialogar sobre a vivência escolar com o próprio filho: o que aconteceu no dia, quais as dificuldades, no que pode ser melhorado, quem é o melhor amigo, o que mais gostou na semana, se algo incomodou, etc.

O envolvimento da família é importante principalmente durante os primeiros anos de vida escolar. Mesmo que a criança fique empolgada com a nova rotina, o espaço de aprendizagem, os colegas e os professores representam um mundo desconhecido para ela e é essencial que se sintam amparadas nessa fase de descoberta.

É papel dos pais verificar também, por exemplo, se o filho está cumprindo as tarefas extraclasse. A simples atitude contribui para desenvolver o senso de responsabilidade e de autonomia nas crianças desde cedo.

Todas essas ações podem parecer um desafio frente à corrida vida cotidiana, mas os pais devem ter em mente que esse posicionamento demonstra aos filhos a importância da educação em suas vidas. Uma lição que dificilmente irão esquecer.