Escola deve propor atividades para despertar a consciência ambiental

Na Roberto Norio, hábitos sustentáveis fazem parte da rotina das crianças desde o minimaternal; ideia é que alunos deem continuidade a essas práticas em casa

Hoje, sabemos o quanto é importante cuidar dos recursos naturais do planeta para garantir a nossa sobrevivência e das gerações futuras. Atitudes que contribuem para a preservação ambiental e hábitos sustentáveis podem ser propostos e praticados na escola e em casa para formar cidadãos mais conscientes.

“A melhor forma de despertar as crianças para essas práticas é começar desde cedo e inserir esses hábitos na rotina”, diz Alessandra Tiemi, coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Escola Roberto Norio.

De acordo com a coordenadora, desde o minimaternal, os alunos realizam essas práticas, como limpar o próprio prato ao final das refeições e separar o lixo. Para não fazer uso de copos plásticos descartáveis, cada criança possui a sua garrafinha de água. Do mesmo modo, para evitar o desperdício de papel após lavar as mãos, cada aluno tem a sua toalhinha de tecido. “Como trabalhamos isso na escola, a ideia é que eles deem continuidade em casa e também seja um estímulo para as famílias adotarem esses hábitos mais sustentáveis”.

Para os alunos do Ensino Fundamental I, essas atividades constituem ainda uma oportunidade de colocar em prática o aprendizado, já que estudam sobre preservação ambiental e utilização dos recursos naturais de forma sustentável em Ciências.

“Quando pensamos no futuro, sempre queremos que as crianças cresçam com os melhores valores. Temos orgulho de saber que eles já incorporam isso na rotina e que estamos formando cidadãos conscientes do seu papel no cuidado com o meio ambiente”, afirma a coordenadora.