Início do Ensino Fundamental é fase decisiva na educação de uma criança

É nessa etapa que ela desenvolve seus valores, condutas e hábitos escolares, que levará vida afora; base para criatividade, pensamento crítico e autonomia deve ser formada

O começo do Ensino Fundamental representa um momento especial na vida escolar das crianças e terá impacto durante toda a sua trajetória de estudante. É nesse período que elas fazem a transição de uma aprendizagem mais lúdica para um ensino mais formal, com a conquista da leitura e da escrita, o que permite a ampliação e a sistematização dos conhecimentos e uma maior compreensão do mundo. Paralelamente, elas também estão vivenciando mudanças mais subjetivas, na relação com os outros e consigo mesmas.

“Os primeiros anos escolares de uma criança também são decisivos para a formação de sua personalidade, para o desenvolvimento de seus valores, suas condutas perante o grupo, seus hábitos e costumes em sala de aula. Ela vai levar essas atitudes para a sua vida, para a convivência em outros ambientes”, diz Tatiane Arena, professora do Ensino Fundamental da Escola Roberto Norio.

Segundo ela, cabe à escola e aos educadores organizar essa conduta da criança, para a construção de valores sociais e culturais que se tornarão parte da sua vida. Assim, ela estará apta a frequentar qualquer lugar e tipo de escola, como um grande colégio, uma instituição internacional, pequenos grupos de interesse etc.

Essa etapa-chave da escolarização é ainda propícia para desenvolver importantes habilidades e competências, como as relacionadas à criatividade, à autonomia, ao pensamento crítico e ao protagonismo.

“Uma criança que está desenvolvendo procedimentos próprios de pensamento crítico, construindo conceitos de argumentação e problematização, desenvolvendo técnicas para compreender textos e poder justificá-los, está em constante evolução e crescimento”, destaca Tatiane. Para ela, essas características são essenciais para que o aluno aprenda a tomar decisões, resolver conflitos, liderar e utilizar os conhecimentos adquiridos.

“Aqui na escola, os alunos acabam criando suas hipóteses, solucionando conflitos e construindo conhecimentos diariamente, e nós estamos sempre no papel de mediadores desse processo educativo”, afirma.