Participação dos pais na escola contribui para o aprendizado das crianças

Estar presente em reuniões e eventos, manter relação de parceria e acompanhar o desempenho dos filhos são modos de valorizar o colégio e a educação

A participação dos pais na vida escolar de crianças e adolescentes é um dos principais fatores que contribui para o engajamento dos alunos e, consequentemente, um melhor rendimento escolar. Diversos estudos têm sido dedicados ao tema, como o realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a partir de dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2015, que mostrou a relação entre interesse da família e aumento do desempenho na escola.

A presença dos pais em reuniões e eventos, a disposição em dialogar com o colégio e em acompanhar o que os filhos estão aprendendo mostram que eles valorizam a escola e a educação. “As crianças aprendem muito com os exemplos, e essa postura dos pais é fundamental”, diz Alessandra Tiemi, coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Escola Roberto Norio. “Se os pais confiam na escola, eles passam isso para a criança e todo o trabalho flui melhor”.

Segundo ela, como o colégio é aliado das famílias na educação das crianças, a relação de parceria e o alinhamento de valores e objetivos se tornam essenciais. “Quando os pais vêm procurar a escola, já deixamos claro o quanto é importante essa presença, o que permite entender melhor a proposta da escola e ver como ela se concretiza no dia a dia”.

A coordenadora também destaca as Associações de Pais e Mestres (APM), uma forma das famílias estarem próximas do ambiente escolar. A APM da Roberto Norio, por exemplo, atua na organização de eventos, como a festa junina e a festa de encerramento.

Os pais também podem participar da formação de seus filhos marcando presença nas apresentações de projetos dos alunos da Educação Infantil – que ocorrem, em geral, no final de cada semestre. “É mais um momento para as famílias perceberem como a escola trabalha, além de prestigiarem a produção das crianças”.