Por que é importante estabelecer uma rotina para as crianças?

Saber a sequência das atividades que deve fazer ajuda na organização, traz segurança e desenvolve a independência e a autoestima

Criar uma rotina para as crianças, em casa e na escola, é importante para que elas tenham uma melhor noção do tempo, internalizem regras, obtenham mais segurança para realizar as atividades que lhe são propostas e desenvolvam responsabilidades e independência. A sucessão de atividades e momentos ajuda também na formação da sua própria estrutura psíquica. Ao antecipar o que vai acontecer, ela ajusta o seu comportamento e expectativa para a tarefa seguinte.

“Acreditamos que ter uma rotina auxilia também na adaptação ao ambiente escolar e colabora para a autonomia da criança. Ela passa a perceber que é capaz de fazer uma série de coisas, o que também favorece a autoestima”, diz Alessandra Tiemi, coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Escola Roberto Norio.

Na Roberto Norio, o estabelecimento da rotina começa já na chegada à escola. As crianças se encaminham para a classe, penduram a mochila, pegam a agenda escolar e já sabem o lugar onde devem sentar-se. No momento das refeições, elas fazem o agradecimento antes e depois de comer e cuidam da limpeza da mesa. “Também conversamos com os pais sobre os benefícios da rotina, como ter um horário para jantar e dormir, por exemplo, e como isso ajuda as crianças a se organizarem”.

Por meio da observação do cumprimento da rotina, os professores também podem avaliar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, verificando se apresentam alguma dificuldade para incorporar procedimentos e atividades.

Ao elaborar uma rotina para os alunos, um aspecto importante, de acordo com Tiemi, é fazer um bom planejamento pedagógico e ter bem claro quais são os objetivos de cada processo. “O que importa não é simplesmente preencher um período ou um dia com uma série de atividades, mas saber a quais propósitos elas devem atender”, diz a coordenadora.